Muita gente já ouviu falar sobre a fibra óptica; afinal, essa tecnologia está sendo cada vez mais utilizada nos planos de internet banda larga. Mas pouca gente sabe do que esse material é feito e como ele funciona, pois a velocidade da fibra óptica é bem superior às demais tecnologias. O cabo é feito de fibras de vidro muito finas, do tamanho aproximado de um fio de cabelo.
O sinal é transmitido de ponto a ponto por meio de pulsos de luz que piscam múltiplas vezes por segundo e é enviado a um receptor. O sinal é parecido com um código binário, que é transformado em uma representação digital, que, por sua vez, é apresentada no navegador do usuário.
Quer entender melhor como é o funcionamento da fibra óptica, seus diferenciais em relação às outras tecnologias e suas vantagens? Continue lendo!

POR QUE A FIBRA ÓPTICA É TÃO RÁPIDA?
Que a fibra óptica vem ganhando o mercado de internet banda larga não é segredo para ninguém, mas por que ela é tão rápida? Como os sinais são transmitidos por meio de luminosidade, e não por eletricidade, a interferência é bem menor. Para se ter uma ideia, em um meio perfeito, como o vácuo, a luz pode chegar a 300 milhões de metros por segundo de velocidade.
Apesar de não vivermos no vácuo e a tecnologia não estar em um nível que crie um ambiente perfeito, esse número serve como referência para entendermos a eficiência da luz em percorrer longas distâncias rapidamente.

ENTENDA O FUNCIONAMENTO DA FIBRA ÓPTICA
É importante entender que a fibra óptica não transmite dados da mesma maneira que os cabos convencionais. O sinal é convertido em luz por conversores que ficam integrados aos transmissores. Existem duas maneiras de fazer a conversão: por LED ou laser.
Se não tivéssemos essa conversão, o envio e o recebimento de dados não poderiam ter as mesmas larguras de banda.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A FIBRA ÓPTICA E AS DEMAIS TECNOLOGIAS?
Antes da fibra óptica se popularizar, dois modelos de conexão dominavam o mercado: o ADSL e coaxial. Nesses dois modelos, a conexão é transmitida por meio de pulsos eletromagnéticos, por meio de um cabo condutor metálico, geralmente de cobre. Estamos falando de um material que sofre interferências, ou seja, nem sempre o plano que você contrata é aquele que você receberá.
A fibra óptica não é transportada via material metálico e não sofre as mesmas interferências e perdas pelo meio do caminho até o receptor, pois é transmitida por um material que conduz bem a luz, o vidro. Esse detalhe garante uma internet muito mais veloz e estável.
Para se ter uma ideia, um cabo coaxial transmite em média 10 Mbps, já a fibra óptica pode variar entre 30 MB e 100 MB nos planos das melhores operadoras — mas esse não é um limite. As conexões de fibra óptica estão sempre quebrando os próprios recordes e certamente em breve teremos conexões de internet mais rápidas que as atuais — e com preços acessíveis.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS QUE A FIBRA ÓPTICA OFERECE EM RELAÇÃO ÀS DEMAIS TECNOLOGIAS?
Já falamos bastante sobre a velocidade da fibra óptica, mas para que você entenda o diferencial que essa tecnologia tem em relação às outras, vamos apresentar as vantagens práticas que ela traz.

MAIOR VELOCIDADE
Ninguém tem mais paciência para esperar muito tempo para uma página abrir ou um vídeo carregar, em um ambiente de internet que exige cada vez mais agilidade. A fibra entrega velocidade constante e muito menos interferência que os concorrentes, permitindo que você assista aos seus filmes e séries sem travamento ou jogue os seus games sem lag.

POUCA PERDA DE SINAL
Uma curiosidade em relação à internet banda larga ligada por fios de cobre é que a intensidade do sinal se perde conforme aumenta a distância entre a casa do usuário e o provedor. O sinal é perdido por causa das interferências e do próprio material condutor. A fibra óptica reduz drasticamente essas interferências, permitindo que o sinal alcance longas distâncias sem perder intensidade.

IMUNIDADE A INTERFERÊNCIAS ELETROMAGNÉTICAS
Os fios de cobre estão sempre sensíveis à interferência eletromagnética, que pode ser causada por diversos fatores, principalmente se levarmos em conta que esses cabos dividem espaço no poste com vários outros equipamentos.
A fibra óptica não sofre degradação ou some com interferências justamente pelo seu sinal ser transmitido via luz, por meio de um cabo de vidro.

INSTALAÇÃO SIMPLIFICADA
Quando um provedor quer aumentar a capacidade de transmissão de cabos de cobre, tem, na maioria das vezes, que aumentar o diâmetro dos condutores, o que os torna mais grossos e rígidos e dificulta a instalação.
Os cabos de fibra óptica apresentam uma instalação facilitada porque os diâmetros dos cabos são menores e mais flexíveis. Isso faz com que a instalação seja aproximadamente 70% mais barata e os custos de manutenção 80% menores.
Esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre a velocidade da fibra óptica e tenha tirado suas dúvidas com ele. Se você ainda não tem internet fibra óptica em sua casa, não perca tempo! Contrate o mais rápido possível e passe a navegar na internet com muito mais agilidade.

Fonte: Blog Intnet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *